CORONAVIRUS

CORONAVÍRUS

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Combater a epidemia é uma tarefa de todos! Juntos, vamos vencer essa batalha.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

Febre.
Tosse.
Dificuldade para respirar.

Prevenção

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Cobertura do Exame

A Dona Balbina Clínicas está seguindo todas as recomendações feitas pela ANS e Ministério da Saúde.

Quando procurar a unidade e exame?

Deve procurar avaliação médica quem apresentar febre e sintomas respiratórios (tosse ou dificuldade para respirar) e tiver histórico de viagem para área de transmissão, ou de contato próximo com caso de infecção pelo covid-19, nos últimos 14 dias. A respeito dos exames, eles são realizados de acordo com a indicação do médico.

Quem deve realizar o teste?

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a partir da consulta de urgência, o médico vai sinalizar a necessidade de realização do teste, com base na gravidade dos sintomas apresentados e do perfil de risco do paciente.

Onde posso fazer o teste?

Na unidade de urgência e emergência, o pronto socorro, situado a Rua Francisco Prado, nº 966 – Centro – Porto Ferreira/SP.

Se o médico entender a necessidade do exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), ele vai solicitar a coleta.

Em quanto tempo sai o resultado?

De acordo com o Ministério da Saúde a liberação se dá de acordo com o prazo dado pelo laboratório responsável pela realização do exame, que é de 7 dias. Esse prazo pode ser alterado conforme a demanda solicitada.

A partir do momento que a pessoa testa positivo para o novo coronavírus, o que ela deve fazer? É recomendada a internação? A pessoa faz o tratamento em casa?

Não é recomendada a internação. A internação é necessária somente em caso de descompensação respiratória, como acontece nas demais síndromes gripais. A orientação, quando o resultado dá positivo é o isolamento domiciliar e social, com o máximo rigor. Em relação ao tratamento em casa, é preciso que os pacientes sigam todas as recomendações dadas pelo profissional médico e retorne à unidade hospitalar, caso haja intensificação ou piora dos sintomas.

Tenho parente/conhecido internado no Hospital Dona Balbina, posso fazer visitas?

As visitas estão suspensas para os pacientes das clínicas médica, cirúrgica, maternidade e pediatria.

Terão direito a 01 (um) acompanhante somente os pacientes: Gestantes ou puerperas; Crianças com idade entre 0 a 17 anos e 11 meses e 29 dias; Idosos acima de 60 anos (Não devendo ser outro idoso ou gestante) e Portadores de necessidades especiais de qualquer idade (Não devendo ser idoso ou gestante).

Atenção para o horário único de visitas para UTI: Diariamente das 21h às 21h30m com direito a 01 (um) visitante por paciente, não devendo ser idoso, gestante ou pessoas com sintomas gripais.

Essa decisão é pensando na saúde de todos, pois evita que pessoas sejam expostas ao vírus sem necessidade.

Ainda estou com dúvidas, o que posso fazer?

Para dúvidas sobre Coronavírus, atendimento telefônico na nossa Central exclusiva: em desenvolvimento

Para demais dúvidas, atendimento telefônico, whatsapp e e-mail de segunda a sexta das 8h às 18h:

Autorizações/Emissão de Guias: 19 3589-5505   | emissão.guias@donabalbinaclinicas.com.br

Vendas/Comercial: 19 3589-5522 |comercial1@donabalbinaclinicas.com.br

Emissão ou Pagamento de Boletos e Demais Serviços Financeiros: 19 3585-5505

|contabil@donabalbinaclinicas.com.br

Faturamento/Contas Médicas: 19 3585-5505 |convenio@donabalbinaclinicas.com.br

Relacionamento com a rede credenciada:19 3585-5505 |gestaosinistro@donabalbinaclinicas.com.br

Caso sua necessidade de consulta seja inadiável, ligue para o atendimento: 19 3589-5505

Mais informações no site da ANS

PREZADO BENEFICIÁRIO

Devido às medidas preventivas do Covid-19,
A EMISSÃO DE GUIAS, RETORNOU OS ATENDIMENTOS PRESENCIAIS À PARTIR 22/07 COM HORÁRIO DAS 7:00 ÀS 17:00h. Atendimento via telefone/whatsapp ou e-mails:
Autorizações / Emissão de Guias:
   (19) 3589-5505 | emissao.guias@donabalbinaclinicas.com.br

Vendas/Comercial:
(19) 3589-5522 |comercial1@donabalbinaclinicas.com.br

Emissão ou Pagamento de Boletos e Demais Serviços Financeiros:
(19) 3589-5505 |contabil@donabalbinaclinicas.com.br

NO AMBULATÓRIO ESPECIALIDADES, O FUNCIONAMENTO CONTINUA COM HORÁRIO REDUZIDO SEGUNDA À SEXTA DAS 8H ÀS 14H.

NO AMBULATÓRIO NOTURNO, O FUNCIONAMENTO CONTINUA COM HORÁRIO REDUZIDO SEGUNDA A SEXTA DAS 18H ÀS 22H.
Dona Balbina Clínicas